- CNPBB é a sigla, composta das letras iniciais que quer dizer Confederação ou Conselho Nacional de Pastores e Bispos do Brasil que inicialmente surgiu como parte integrante da Fundação da Obra Missionária em 1993, e que tempos depois passou ser parte fraternalmente a Convenção Global de Rede e sua nova pontifícia ITMGD em 2013 instituição Gestora da Nova Central de Atendimento.
- CNPBB é uma fraternidade de pastores e bispos, esposas de pastores ou bispos, apóstolos, evangelistas, presbíteros, anciões, ministros do evangelho e missionários, mestres, doutores, capelães e juízes arbitrais e eclesiásticos bem como outros títulos ministeriais regularmente aparados por suas denominações ou ordens.
- No início deste projeto o Conselho foi criado para atender a todas as igrejas e organizações sem acepção da forma do credo ou entidade religiosa, quando ainda estava com pouca força.
- O CNPBB não é uma concorrência desleal, é uma organização livre e independente de liberdade entre os evangélicos ou cristãos de diversas fraternidades. Pois se trata de um antigo desejo nascido do coração de Deus para todos os povos, nações, tribos e línguas, que na prática nem sempre acontece por parte das grandes organizações denominacionais.
- O CNPBB é uma organização participativa, como as dezenas de Conselhos Nacionais de Pastores etc.. comparando a liberdades entre as demais denominações existente como Assembléia de Deus, Confissionais, Congregacionais, Deus é Amor, Universal do Reino de Deus, Igreja Transmundial da Glória de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Batistas, Presbiterianos, Reformistas o demais seguimentos da Igrejas Ortodoxas, Católica Cristãs e Reformadas (não romana), Metropolitanas, Anglicanas ou outras similares e seguimentados no país.
- Não há nenhuma relação com qualquer convenção tradicional existente, como Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil / Missão / Madureira ou similares, Convenção Batista Brasileira, convenções independentes, neopentecostais, ou outras similares; mais com livre parceria com a CGM - Convenção Global de Massa organizado pelo próprio seguimento evangélico com carácter interdenominacional em caso dos ministros sem convenção com liberdade de escolha.
- Não é uma facção ou divisão religiosa. Não fragmenta ou desagrega qualquer organização similar ou semelhante a esta.
- Não atende interesses particulares ou interesses de grupos isolados entre si, mas sim pela vontade coletivas dos envolvidos para o bem comum da sociedade e das comunidades no todo.
- Não é uma organização de “tradicionais” ou de “renovados” ou "reformados" mais sim de categoria mista da diversidade religiosa.
- Não divide igreja, comunidade, convenções, associações, centros ou potências evangélicas.
- Não substitui nenhuma Ordem de Pastores ou Conselho de Pastores por ter autonomia e estrutura autárquica própria juridicamente confinada ou apoiada a duas entidades de base mistas que são autoridades instituidores e protetores do Conselho de forma intra estatutária, que com passa dos anos será a maior potência evangélica de representação do país, como o Plano de inclusão de massa eclesiástica e da população geral de cristãos.
- Não há o CNPBB nenhuma ligação com maçonaria, facção, ocutismo ou qualquer tipo de sociedade secreta por ser organizações distintas na forma de crer e edeologia distintas.
- O CNPBB não está comprometido com qualquer base partidária na gestão política, por ser apartidário por ser um seguimento único e independente em sua linha de visão.
- Não toma torcida no setor dos esportes, pois cada um tem a sua particularidade para não ter divergência ou conflitos entre pessoas;
- O CNPBB não admite nenhuma ingerência administrativa ou executiva de caráter externo do setor privado na intervenções de suas ações, sempre preservando a liberdade religiosa, de atuação, expressão e manifestação do pensamento, respeitando a autoria, o direito adquirido, a autenticidade, a legalidade, o direito de imagem e criação, o respeito e a laicidade do estado.
- Entretanto: o CNPBB tem por objetivo político de mobilização e não partidário, como sendo “política a arte de administrar um povo” direto de Deus, do povo e para o povo.
- Formado de pastores e líderes de diversas igrejas filiadas ou não na rede, membros de desenvolvimento da base ministerial, convenção por direção própria ou independentes, associações internas, quais esses estão vinculados.
- O CNPBB não foi criado e não se mantém para interesses de Grupos isolados ou sociedades que na prática mantem-se fechado, mais sim organização de atividade aberta.
- Nossa visão do Conselho está voltada para todos, sem acepção de pessoas de um modo geral.
- O CNPBB é uma organização a serviço de Deus e para todos os povos, línguas, tribos e nações.
Obs1: É livre a filiação ou associação de qualquer pastor ou ministro de confissão religiosa que seja pertencente ou não a uma Convenção;
Obs2: Torna se facultativo filiar a uma Convenção os membros filiado ao Conselho;
Obs3: Torna se livre a opção do filiado ao Conselho a livre vontade filiar a uma Convenção.
Obs3: Torna se livre a opção do filiado ao Conselho a livre vontade filiar a uma Convenção.